Julho Verde: conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

A conscientização sobre o câncer, geralmente, passa pelo estímulo ao monitoramento médico para diagnóstico precoce e pela correta informação ao paciente e familiares, a fim de desativar mitos e fomentar o tratamento adequado. No mês de julho é a vez de propagar conhecimento sobre o câncer de cabeça e pescoço. A campanha Julho Verde, organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) no Brasil há 7 anos, vem reforçar ações e cuidados.

Com a pandemia de Covid-19, que demora para ir embora de vez, o cuidado com outras doenças acaba ficando em segundo plano. O câncer é uma patologia que acomete mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil e mais de 15 milhões no mundo (dados do hospital Oswaldo Cruz, 2019). Apresenta variados tipos, de acordo com a parte do corpo, grau e tumor. Para qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce é importante para a maior chance de cura e melhor resposta do tratamento.

No caso do câncer na região de cabeça e pescoço, os sintomas são, muitas vezes, subestimados, o que faz com que o início do tratamento seja tardio. A ACBG afirma que isto ocorre em mais de 60% dos casos, o que pode causar a redução da eficácia do tratamento e mais chance de sequelas, sejam funcionais ou psicológicas.

O câncer de boca e garganta

A ACBG realiza campanha nacional a fim de estimular atitudes preventivas chamadas de “boca a boca”, afinal a boca é o local da doença e é de onde sai o alerta de pessoa para pessoa.

De acordo com índice apurado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e similares é o segundo mais presente em homens, ficando atrás somente do câncer de próstata; já nas mulheres, fica dos cânceres de mama, tireoide, cólon e reto, ocupando o quinto lugar.

Algumas das causas deste câncer é o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de exposição inapropriada aos raios solares. O HPV é também uma possível causa e, por isto, a presença deste tipo de câncer está se tornando mais frequente entre jovens.

Prevenção ao câncer de boca e garganta

Tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer de boca e todo seu interior até a garganta, considerando língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

Este tipo de câncer pode causar impactos irreversíveis na estética da face, no ato de deglutir e em toda a alimentação, além da voz do paciente.

Medidas de prevenção passam por:

• Evitar o tabagismo;
• Consumir bebidas alcoólicas com moderação;
• Manter alimentação saudável e natural;
• Praticar atividades físicas a fim de manter bom peso corporal;
• Manter bons hábitos de higiene bucal;
• Proteger-se do sol em horários de pico;
• Usar preservativo também no sexo oral;
• Não fumar;
• Vacinar-se contra o HPV (meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos).

Este artigo tem caráter meramente informativo e não deve substituir o acompanhamento médico.

Cuide de sua saúde!

Barbara Valsezia