Nas dificuldades, aumente seu repertório intelectual

Nas dificuldades, aumente seu repertório intelectual

O momento é desafiador para os profissionais e para os negócios. O cenário é de forte turbulência, para não dizer, um verdadeiro terremoto, além das incertezas em relação ao futuro. Muitos falam que a sociedade está operando, à força, mudanças profundas em seus hábitos e estruturas. Neste contexto, a dificuldade pode ser um estímulo para ampliar os conhecimentos e inovar.

A sociedade, mais do que nunca, precisará de pessoas resilientes e preparadas para propor soluções a problemas cada vez mais complexos. Deste modo, sairão na frente aqueles que se adaptarem e usarem a criatividade para gerar valor em meio a uma situação inesperada e caótica para a economia.

O período de quarentena, para quem pode cumprir, pode se mostrar muito interessante para os profissionais. Ficando em casa, a pessoa é forçada a mudar alguns hábitos, com o bônus de poder reduzir o ritmo e incorporar novas rotinas. Valorizar este tempo e usá-lo para aumentar seu conhecimento é uma atitude que fará a diferença quando as oportunidades surgirem.

Vamos falar de algumas maneiras de manter sua saúde intelectual neste período, aumentar seu conhecimento e projetar realizações futuras.

Estude

Qual foi a última vez que você concluiu um curso? Seja um curso de longa duração ou um simples workshop de atualização em sua profissão? Diversos profissionais estão se reunindo em conferências online para trocar boas práticas e compartilhar conhecimento.

Também há diversas plataformas de estudos que liberaram períodos gratuitos em seus cursos. Que tal experimentar um novo idioma?

Fique de olho também nas mudanças que estão ocorrendo em sua área de atuação. Muitos segmentos estão mudando muito rápido. Reúna análises de especialistas em sua área, mantenha-se informado sobre as novidades e fatos e use tudo isso para direcionar sua atualização profissional.

Veja uma lista de sites e plataformas de cursos que trazem diversas opções de áreas de conhecimento. São gratuitas ou oferecem alguns cursos gratuitamente:

Inglês e outros idiomas

  • Duolingo: funciona como um joguinho em que você vai passando de fase e agregando novo vocabulário. Você pode criar grupos com amigos e acompanhar o desempenho de todos;
  • Hello Talk: aplicativo de trocas de mensagens como um Messenger. Interaja com nativos do idioma desejado e faça colegas ao redor do mundo;
  • SpeakingPal English Tutor: pequenas lições interativas por aplicativo.

Áreas de conhecimento diversas

  • edX e Coursera: plataformas que oferecem cursos de muitos temas e em vários idiomas, inclusive em português;
  • Udemy: seus cursos são pagos, porém, muitos deles com valores simbólicos, a partir de R$19,99;
  • USP: a USP oferece cursos online gratuitos em seu projeto e-aulas. Os conteúdos são voltados a níveis de ensino médio, graduação e pós-graduação. A plataforma serve para alunos e há alguns cursos abertos a não alunos.
  • LearnCafe: plataforma que possibilita até mesmo a alfabetização de crianças e adultos.

Leia, assista e visite até museus!

Fazer leituras edificantes e enriquecedoras vai dar muita robustez a seu repertório intelectual. Bem como assistir a filmes e séries que tragam reflexões e análises contextuais. Há diversas opções em plataformas de streaming que ajudam a aumentar os conhecimentos e a pensar fora da caixa. Ampliar seu repertório cultural e artístico também é uma forma de desacelerar, além de dar aquele alimento à criatividade. É possível até mesmo visitar museus virtualmente. Entretenimento cultural em casa.

Veja estas curadorias de filmes, documentários e séries para aumentar seu conhecimento sobre o mundo:

Filmes

  • Chatô, o Rei do Brasil (2015): o filme mostra a história da imprensa no Brasil, pois trata-se da trajetória de Chatô foi, um de seus grandes nomes e o responsável pelo surgimento da TV no Brasil.
  • A 13ª Emenda (2016): mostra o contexto do encarceramento em massa dos afro-americanos nos Estados Unidos, os movimentos de resistência negra e a relação de empresas privadas e políticos nesta questão. Esta emenda é a que autoriza o trabalho forçado para presos;
  • Cowspiracy (2014): fala do aquecimento global e da destruição dos recursos naturais da Terra, principalmente pela agropecuária intensiva;
  • Auschwitz: The Nazis and the Final Solution (2005): mostra o extermínio de milhões de pessoas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, além de dados sobre a Segunda Guerra e o holocausto;
  • Cooked (2016): história da humanidade pela perspectiva da gastronomia;
  • Our World War (2014): sobre a Batalha de Mons em 1914 e outros episódios da Primeira Guerra Mundial;
  • O Que É Isso, Companheiro (1997): um recorte da luta armada contra a ditadura militar, pois mostra um fato verídico em nossa história: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil por um grupo revolucionário;
  • Adeus, Lênin! (2003): traz uma história que mostra, com senso de humor, a queda do muro de Berlim, na Alemanha, em 1989. Traz uma noção de como era dividida a Alemanha antes e depois da queda do muro.

Séries e coleções de documentários

  • The Crown (2016): série para conhecer a biografia da rainha Elisabeth II, do Reino Unido, e a história deste País;
  • Planeta Terra: conheça todos os cantos do mundo, inclusive o fundo dos oceanos;
  • Lost Worlds: mistérios da história mundial como os enigmas do Egito Antigo, civilizações perdidas e templos magníficos;

Visite museus do mundo todo sem sair de casa

Veja esta matéria do site Melhores Destinos com 30 museus para visitar online

Planeje

Já falamos que a sociedade tem novas necessidades e terá outras. Analisando o que está ocorrendo no mundo, mantendo-se informado e estudando, você terá condições de projetar seu rumo profissional ou de seu negócio. Recicle seus projetos futuros. Converse, mesmo que virtualmente, com o máximo de pessoas que puder sobre necessidades, anseios, serviços e produtos em falta… de todo o seu repertório e da experiência de outras pessoas, poderão surgir ideias verdadeiramente promissoras e benéficas!

Lara Cavaletti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *