Como aumentar sua imunidade e se proteger de doenças
A imunidade é um fator importante para nossa saúde, afinal, trata-se do conjunto dos mecanismos de defesa do organismo contra os elementos que lhe são estranhos, por exemplo, vírus, bactérias e fungos, que, por sua vez, são causadores de gripes, pneumonias e infecções.
Você já deve ter ouvido a frase: “alguém” está com imunidade baixa. Provavelmente, você já passou por este estado também. A imunidade baixa nos deixa mais vulneráveis a essas doenças que acabam nos impedindo de ir naquele almoço de família (dependendo pode até ser uma boa), ou curtir o bar com os amigos. Afinal, sair da cama não é uma opção.
Mas, muitas pessoas apenas jogam esta informação no ar, pois não é tão simples assim diagnosticar uma imunidade alta ou baixa. De qualquer forma, há algumas pistas. Vamos entender melhor o que aumenta e o que abaixa a imunidade do organismo.
Destacamos que a questão do equilíbrio da imunidade tem a ver com o equilíbrio do organismo. Sendo assim, não existem cápsulas milagrosas, um shake, um superalimento ou algo que, isoladamente, vai aumentar sua imunidade. O que trazemos são dicas gerais de equilíbrio no estilo de vida.
Redução da imunidade
Alguns fatores podem reduzir a imunidade de uma pessoa. Se forem fatores habituais ligados ao estilo de vida, a pessoa pode estacionar com imunidade mais baixa e se tornar um alvo fácil para doenças ao longo de sua vida. Porém, em alguns casos, mesmo em pessoas que possuem mais equilíbrio, a imunidade pode baixar devido a algum fator pontual. Vamos entender melhor…
Fatores que podem reduzir pontualmente a imunidade:
- Cansaço ou stress excessivo
- Uso de medicamentos imunossupressores ou que possuam efeitos colaterais mais fortes
- Doenças (sim, algumas doenças abaixam a imunidade, o que pode trazer outras doenças)
Hábitos que reduzem a imunidade por tempo prolongado:
- Dormir pouco
- Dormir muito (desânimo)
- Alimentação de baixa qualidade (industrializados, fast food, excesso de sódio e açúcar)
- Falta de atividade física
- Doenças crônicas (AIDS, lúpus, câncer, anemia, obesidade, desnutrição e alcoolismo);
- Idade avançada: à medida em que a idade avança, a imunidade cai. Por isso, o cuidado com os idosos deve ser redobrado;
- Uso excessivo de álcool e drogas.
Aumento e equilíbrio da imunidade
Em vez de falar “vamos aumentar a imunidade”, o ideal seria dizer “vamos equilibrar a imunidade”, pois o melhor é manter as defesas do organismo em dia por tempo prolongado. Vamos verificar os melhores hábitos para equilibrar a imunidade:
Alimentação saudável
Uma alimentação diária que prioriza frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas e oleaginosas, além de carnes magras e ovos (opcionais) traz muito mais equilíbrio à sua imunidade do que alimentar-se de industrializados, embutidos, açúcares e fast foods. Alguns pontos são importantes na alimentação:
Alimentação saudável
- Vitamina C: frutas cítricas trazem boa quantidade desta vitamina. Aquele limão espremido na água de manhã em jejum é uma ótima pedida;
- Zinco: são fontes deste mineral a carne, os cereais integrais, as castanhas, as sementes e as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico etc.);
- Oleaginosas: as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (girassol, gérmen de trigo, milho e canola) também são ricos em vitamina E. Esta vitamina faz muito bem aos idosos, pois age no agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;
- Selênio: um antioxidante natural. São fontes a castanha-do-pará e os cogumelos;
- Óleo de coco: contém ácido láurico e ácido cáprico, que protegem o organismo contra fungos, vírus e bactérias;
- Gengibre: tem ação bactericida e vitaminas.
Atividades intestinais em dia
Há quem diga que o intestino é o cérebro do organismo, devido à quantidade de terminações nervosas ali presentes. Fato é que, se o intestino não vai bem, o corpo também não vai. Para manter tudo em dia, consuma muitas fibras (mamão, linhaça, chia) e probióticos (iogurtes com lactobacilos, kefir) diariamente.
Exercício físico
Realizar atividade física na frequência e intensidade ideais para você. Lembre-se de que meia hora de caminhada por dia já é o suficiente para que você saia do grupo do sedentarismo. Por outro lado, as pessoas que não são sedentárias precisam de atividade mais intensa para se sentirem melhor;
Cuidados com a mente
O stress, a ansiedade, o medo e o desânimo podem causar baixas na imunidade, pois fazem o corpo liberar hormônios que estressam os órgãos e suas funções vitais. Para equilibrar a mente, não tem outra maneira senão cuidar-se e investir tempo em você mesmo. Meditação diária, práticas de atividades relaxantes, lazer moderado, convívio social agradável, práticas religiosas, terapia acompanhada de profissional, entre outras, são medidas que ajudam a manter a cabeça sã.
Sol e natureza
Passar um tempo ao ar livre e tomar um pouco de sol fazem um bem danado. O contato com a natureza nos descarrega do stress e do frenesi causado pelos estímulos tecnológicos. Tirar os olhos da tela e apreciar uma paisagem, um pôr-do-sol, o mar etc. é algo que regenera. Se está difícil fazer isso com frequência, tente ao menos colocar os pés descalços em um local com grama ou terra de vez em quando. E, diariamente, tomar um pouco de sol na cabeça.
Shake para aumento de imunidade
Conforme dissemos, uma receita não vai salvar sua imunidade. Porém, no meio dos hábitos saudáveis, este shake é muito bom para ajudar no equilíbrio do organismo, pois possui vitaminas, minerais e fibras, elementos que ajudam a aumentar a imunidade e combatem radicais livres. A receita traz ânimo e energia rápida. Pode ser usado de manhã ou antes da atividade física.
- 1/2 copo (100 ml) de suco de laranja
- 1 fatia grossa de beterraba crua
- 1/2 mamão papaia
- 1 col. (chá) de aveia
- 1/2 copo (100 ml) de água
Bata tudo no liquidificador.
Cuide com carinho de você e dos seus!
Sua imunidade agradece.